Por que fazer um Mapa Astrológico?
Por que alguém procura um Mapa Astral? Quais os benefícios, digamos assim, quais tipos de informações podemos obter com o Mapa Astrológico? Fundamentalmente o autoconhecimento! O mapa oferece uma estratégia de autoconhecimento, usando símbolos que expressam possibilidades existentes no mundo material, no mundo emocional e no mundo espiritual de cada um. Os aspectos materiais da vida nas casas astrológicas. Os aspectos emocionais nos planetas, nodos lunares, sol e lua. Os aspectos espirituais ou as grandes potencialidades coletivas nos signos e nakshatras.
Quando, em astrologia, pensamos no propósito de vida individual estamos lidando com um mapa totalmente personalizado, estamos diante uma alma que encarna potencialidades universais, condicionadas pelas suas vidas passadas e das de seus ancestrais e pelo atual ambiente físico. Posição social, financeira e política, grau de educação e ambiente familiar devem ser decodificados e ampliados por princípios organizadores universais. Chamamos estes princípios de Dharma. Cada mapa é uma expressão particular desse Dharma Universal, que tem relação com a busca da felicidade, mas que também está ligado ao karma individual. Cada indivíduo, de acordo com todas essas condições externas e internas, terá um jeito de agir. Ação é karma. Um bom karma pode se mostrar como uma boa vocação, um mau karma pode se manifestar como tendências repetitivas, negativas e inconscientes, as vasanas. O remédio para o mau karma é a ação correta, a manifestação das habilidades individuais em sintonia com a ordem universal. Quando alguém está sempre se deparando com situações desafiadoras, podemos perceber a existência de um karma negativo, que precisa ser entendido e resolvido.
A mente é a “dona” da memória, mas também o manancial de poder criativo e transformador. No momento em que você entende as causas da sua infelicidade, estas causas precisam ser abandonadas, elas não podem continuar sendo focadas e energizadas… aí entra o astrólogo para mostrar a possibilidade do poder criativo como o antídoto para ser usado. Normalmente encontramos tudo isto nas posições astrológicas e suas mitologias.
Por que as pessoas te procuram para fazer o Mapa Astrológico? Elas me procuram por diferentes motivos. Por exemplo, conhecer a vocação. Sou muito procurado por adolescentes em dúvida sobre o processo vocacional. Muitos pais que já fizeram mapas comigo encaminham seus filhos para que eu possa trabalhar com eles o processo vocacional. Também trabalho com casais, com pessoas que estão buscando harmonização para o relacionamento, auxílio no sentido de entender quais são os desafios ( pontos de choque ) a serem superados, assim como os facilitadores ( onde elas unem forças ) que possam funcionar como ponto de suporte mútuo. Sou procurado por pessoas que estão passando por dificuldades profissionais. Também por pessoas em busca de um maior entendimento sobre a vida afetiva. Eu sou procurado por mulheres que sofrem por não serem mães…a sociedade patriarcal exige muito das mulheres! A mulher hoje além de trabalhar fora, costuma realizar o trabalho doméstico ainda sob a pressão social que afirma a maternidade como realização máxima do feminino. Isso é um grande erro normalmente baseado em dogmas religiosos e na romantização da maternidade. Nas civilizações antigas só um grupo de mulheres possuidoras de determinadas marcas astrológicas assumiam a hercúlea tarefa da maternidade. Existem mulheres que não possuem nem habilidade, nem desejo, nem karma ( no sentido afirmativo ) de se tornarem mães. Elas precisam eliminar da mente a pressão social, e esta é uma grande batalha pela liberdade individual. Em oposição ao que acabei de falar, me vem à mente um caso muito interessante onde o sofrimento da pessoa estava no desejo maternal reprimido. Ao reconhecer seu desejo, durante a leitura do mapa, essa mulher liberou grande quantidade de energia reprimida e abriu as portas para que o universo realizasse seu desejo. Algum tempo depois adotou um bebê e seguiu a vida bem feliz.
Eu perguntei sobre o que os outros querem… agora eu quero te perguntar o que você recomenda quando uma pessoa chega, quer fazer o mapa mas nem sabe o que perguntar? Eu sugiro o mapa como uma forma bastante profunda de autoconhecimento. É uma janela aberta para a alma! Quando uma pessoa me procura sem uma questão específica, eu ofereço o mesmo conjunto de informações que ofereço para todas as outras. É o mesmo conjunto de informações…quando existe uma questão específica, a atenção estará focada no tema em pauta, mas a leitura sempre será o mais ampla possível. E será gravada para que dados inicialmente passados desapercebidos possam ser recuperados.
Cada passinho na direção da Felicidade é um passo na direção da realização do propósito de vida!
Me fala de um caso sobre um jovem querendo descobrir a sua profissão?
Recente uma moça estava para prestar vestibular. Não tinha feito opção ainda e, como você pode imaginar, tinha uma pressão enorme sobre ela. Entre algumas possibilidades, existia uma indicação clara para veterinária. Quando perguntei para ela se nunca tinha pensado em fazer veterinária ela emocionou-se! Era um desejo não expresso, mas intenso. Naquele momento, tornou-se decisão. E Felicidade!
Já salvou alguém da falência? Digamos que ajudei algumas pessoas a refletirem sobre a conduta profissional. Algumas pessoas ao mudarem a direção, o caminho ou o jeito de lidar com a profissão melhoraram, em consequência disso, a situação financeira e emocional.